quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

O que é o Marketing de Rede?

O marketing de rede, ou marketing multinivel é um sistema de distribuição inteligente que privilegia os distribuidores e chega mais facilmente ao consumidor final.
Não só chega muito facilmente ao consumidor final como também poderá existir um acompanhamento ao cliente mais completo e mais próximo.
Mas realmente o que é o Marketing de rede?
O conceito surgiu por volta de 1940, com o químico americano chamado Carl Rhenborg, porque acha que a forma de ganho dos distribuidores era muito fraco e só ganhavam com a venda de produtos. Ele começou a pensar na forma de distribuição de rede, ou seja quando nós vamos por exemplo ao cinema e gostamos de um filme temos a tendência natural de referirmos a um amigo o quão interessante foi e como gostamos, mas a Lusomundo por exemplo, nunca nos pagou por essa referência. No seguimento deste pensamento Rhenborg, resolveu criar um sistema onde o distribuidor também fosse pago pelo trabalho desenvolvido por essa pessoa.
Este novo sistema de distribuição é o conceito de venda directa.
O que é a venda directa?
Se pensarmos num produto qualquer, por exemplo uma caneta que chega ao consumidor final pelo preço de 100 e olhar-mos para a cadeia de distribuição vamos ver que 36 dos 100 ficam para o fabricante, depois temos o exportador que também fica com algum, o retalhista que vai comprar para colocar na loja por exemplo, o custo da publicidade etc. Ou seja um produto que sai de fabrica a 36 chega-nos a mão por 100 portanto 64 ficam distribuidores neta cadeia.
Com o marketing de rede é muito simples a cadeia de distribuição.
Temos o fabricante que fica com 36 para a produção do produto. A caneta vai chegar ao cliente final ao mesmo preço ou até mesmo mais barato porque 64 ficam para o distribuidor.
Desta forma a cadeia de distribuição é muito mais pequena e os distribuidores ganham mais.